Cogumelos comestíveis são as comidas mais bacanas, saudáveis e versáteis que existem. Pelo menos eu acho. Adoro qualquer tipo.

SHIMEJI E SHITAKE NA MANTEIGA

SHIMEJI NA MANTEIGA E OMELETE

Você provavelmente já ouviu falar deles e até os provou, mas conhece seus reais benefícios além do sabor? Os cogumelos podem enriquecer diversos pratos com suas vitaminas e minerais, são uma ótima opção também para veganos e vegetarianos, dão um toque de sofisticação e ganharam o mundo em receitas famosas, como o estrogonofe, ou em culinárias muito apreciadas, como a japonesa. Desse modo, conheça os três mais populares com tudo de melhor que eles têm a oferecer. Olha só!

OMELETE DE SHITAKE COM ESPINAFRE E ABACATE

Shimeji

No dia a dia ele não é tão utilizado, mas, em qualquer restaurante chinês ou japonês, sempre está no menu. O shimeji, por conter vitamina B12, é uma ótima alternativa para vegetarianos e veganos, que costumam sentir essa deficiência. Além disso, tem importante papel na produção de melatonina (que regula o sono) e ajuda a melhorar a memória e concentração. Previne a osteoporose, combate a diabetes, asma, alergias e o câncer. Como fonte de vitaminas, fibras, minerais e uma grande quantidade de proteína, é tão rico quanto a carne vermelha. Quer mais? Ele contém lisina, que estimula o colágeno, deixando a pele mais firme e lisa, e é ideal para quem está de dieta, pois cada 100g contém apenas 35 calorias.

Shiitake

Ele é um dos mais consumidos do mundo. Além de ser muito gostoso, possui vitamina B2 (riboflavina) e vitamina B3 (niacina), que atuam na produção de energia para o organismo. Cinco cogumelos por dia fornecem 16% da necessidade diária dessa vitamina. É uma ótima fonte de Vitamina B9 (ácido fólico), nutriente essencial para gestantes, e tem uma boa concentração de vitamina D (somente os desidratados que foram expostos ao sol para secagem).

INGREDIENTES:
1 pacote de shitake ou shimeji fresco
1 colher de sopa rasa de manteiga com ou sem sal
2 colheres de sopa de molho shoyo
1 colher de saquê e cebolinha a gosto

MODO DE PREPARO:

  1. Separe o Shimeji ou shitake com as mãos em pedaços menores e reserve.
  2. Em uma panela quente derreta 1 colher (sopa) de manteiga, adicione o shimeji ou shitake e frite misturando sempre por 2 minutos ou até dar uma leve murchada.
  3. Junte 2 colheres (sopa) de Molho Shoyu, 1 colher de saquê e cozinhe misturando sempre por mais 2 ou 3 minutos ou até reduzir bem o molho.
  4. Finalize com cebolinha picada e sirva ainda quente.

Testem, provem e depois me contem o que acharam! Tenho certeza de que vão amar!

E fiquem de olho no meu www.instagram.com/tizzioliveira, porque procuro sempre trazer dicas de lugares legais pra ter novas experiências gastronômicas – e claro, sempre aviso quando tem receitinha nova aqui no blog! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *